Ausculta Pulmonar Básica

Sons de uma respiração normal

A respiração produz turbulência aérea e vibração das estruturas pulmonares produzindo os sons da respiração. Observamos que ainda não existe uma unidade de conceitos e classificação desses sons.

 SOM TRAQUEAL


É o som produzido na traquéia pela passagem do ar e é audível na região anterior do pescoço sobre a traquéia. Alguns autores dão o nome a este de som bronquial, uma vez que é muito semelhante e de praticamente mesma sonoridade.

SOM BRONQUIAL



O som bronquial corresponde ao som traqueal audível na zona de projeção de brônquios de maior calibre, na face anterior do tórax, nas proximidades do esterno. È chamado de murmúrio brônquico.


SOM VESICULAR



O som vesicular é formado pela passagem do ar pelo parênquima pulmonar (como dos bronquíolos para os alvéolos). .É caracterizado por uma inspiração de intensidade de duração maior, bem audível, suave, e, logo a seguir, uma expiração curta e pouco audível. È chamado de murmúrio vesicular e é ouvido normalmente na maior parte do tórax. 


SOM BRONCOVESICULAR



Neste tipo de respiração, somam-se as características brônquicas com do murmúrio vesicular. Deste modo, a intensidade e a duração da inspiração e da expiração têm igual magnitude, ambas um pouco mais fortes que no murmúrio vesicular, mas sem atingir a intensidade da respiração brônquica. È chamado de murmúrio broncovesicular.



Ruídos adventícios (casuais):

Estertores secos: Estertores são sons descontínuos que superpõem-se aos sons respiratórios normais.

Ronco



O ronco é um ruido adventício predominantemente inspiratório, podendo ser audível também na expiração. Sua tonalidade é grave, intenso, semelhante ao ronco observado durante o sono, é modificado pela tosse.


Corresponde movimentação de muco e de líquido dentro da luz das vias aéreas (geralmente brônquios de grosso calibre) ou a presença de secreções espessas aderentes às paredes brônquicas com consequente diminuição de seu calibre. Indicam asma brônquica, bronquites, bronciectasias e obstruções localizadas.

Sibilo



São sons contínuos, musicais e de longa duração. Os sibílos têm sua origem nas vias aéreas e requerem o fechamento dos brônquios para serem produzidos. Os sibilos acompanham as doenças que levam à obstrução de fluxo aéreo, como a asma e DPOC, mas podem acontecer em inúmeras outras doenças que acometem as vias aéreas. É popularmente chamado de "Chiado".

  • Podem ser subdivididos em Monofônicos e Polifônicos
  • SIBILOS MONOFÔNICOS: únicos ou múltiplos são um sinal clínico característico da asma.



    SIBILOS POLIFÔNICOS: são produzidos pela compressão dos brônquios centrais e é um sinal freqüente da maioria dos tipos de doença obstrutiva pulmonar crônica sibilo polifônico também pode aparecer em indivíduos normais, nos quais é chamado de sibilo da inspiração forçada.




    Estertores úmidos

    Os estertores com sons crepitantes podem ser explosivos, agudos e de curta duração, ocorrendo no final da inspiração. São gerados principalmente pela abertura dos alvéolos que se acham colapsados ou ocluídos por líquido viscoso. Não se modificam com a tosse.
    Podem ser classificados em crepitantes (finos):
    Ou bolhosos (grossos)



    Ou ainda de alto timbre:



    E de baixo timbre:


    Ou ainda classificados em crepitações inspiratórias precoces e tardios.

    CREPITAÇÕES INSPIRATÓRIAS PRECOCES:


    São características dos pacientes com obstrução severa das vias aéreas. Estas crepitações podem ser produzidas nas vias aéreas maiores e próximas. Elas são frequentemente transmitidas à boca, são poucas numerosas, e ouvidas em uma ou ambas as bases pulmonares. Uma característica importante destas crepitações é que não desaparecem com a tosse nem com mudança de posição. Aparece nas seguintes doenças: Bronquite Crônica, Asma e Enfisema.


    CREPITAÇÕES INSPIRATÓRIA TARDIA:




    São características dos pacientes com doença pulmonar restritiva. São normalmente mais numerosas que as precoces, variam com a posição do paciente e normalmente são transmitidas à boca. Parecem se originar nas vias aéreas periféricas, cada crepitação representando a abertura abrupta de uma única via aérea.


    Ocasionalmente, as crepitações inspiratórias tardias estão associadas com um sibilo curto no final da inspiração. Estas crepitações são vistas nas seguinte doenças: Fibrose Intersticial, Congestão Pulmonar da Insuficiência Cardíaca, Sarcoidose Pulmonar, Escleroderma, Pulmão Reumatóide.

    Atrito pleural


    As camadas lisas e úmidas da pleura normal movimentam-se fácil e silenciosamente uma sobre a outra. Entretanto, quando a superfície está espessada por depósito de fibrina, por celulas inflamatórias ou neoplásicas, o deslizamento está impedido pela resistência de fricção. O atrito de fricção foi comparado ao ranger de um couro velho.
    • Ruídos transmitidos
     Egofonia


    Para obtenção da egofonia, o examinador deve manter a campânula de seu estetoscópio em cada ponto da parede torácica correspondente a um segmento broncopulmonar. Deve ser pedido para o paciente pronunciar a letra "E" várias vezes. Se um som parecido com "A" for percebido, o paciente tem egofonia.

    • Estridor


      Estridor é um som musical particularmente alto, de timbre constante, mais proeminente durante a inspiração, que pode ser ouvido muito bem a certa distância do paciente. Embora nada, a não ser a intensidade , distinga o estridor do sibilo monofônico, que não pode ser ouvido à distância, o termo é amplamente utilizado quando há suspeita ou conhecida obstrução de laringe ou de traquéia como fonte sonora.


      Referências

      5 comentários:

      ANI OR TAROT disse...

      Adorei esse post, me ajudou muito na Semiologia do Sist Resp. Ao estudar sozinha antes de achar aqui eu pensei como seria bom se eu achasse na internet os sons todos, aí achei seu post, ele me ajudou de mais na TEORIA, porém na parte dos sons eu não consegui acessar os áudios, parece q estão fora do ar. Eu queria muito e preciso muito destes sons pois vão me ajudar muito na clínica (faço veterinária). Se não for muito abuso (sei q é kkk) vc poderia me mandar esses arquivos?
      Obrigada.

      Monica - Natal disse...

      NÃO DÁ PARA OUVIR OS ÁUDIOS. QUE PENA!

      Monica - Natal disse...

      NÃO DÁ PARA OUVIR OS ÁUDIOS. QUE PENA!

      Unknown disse...

      Procura por um aplicativo no Google play tem um bom lá

      Unknown disse...

      Gostei muito!
      Parabéns pela pastagens!!

      Postar um comentário